NOSSA EQUIPE

Equipe Multidisciplinar: Sob o conceito da assistência integral ® que estabelece a humanização como pilar de todas as atividades hospitalares, através do atendimento personalizado, prestado por equipes multisciplinares que oferecem conforto físico, psíquico e espiritual aos pacientes e seus familiares, a Unidade de Diálise, conta com uma equipe composta por médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, além de grupos de suporte psicológico, nutricional, pastoral e fisioterápico.

EQUIPE MÉDICA

A Unidade de Diálise do Hospital Moinhos de Vento é uma unidade aberta, onde o paciente não perde o vínculo com o seu médico. Mas, para maior conforto e segurança durante a realização das sessões, tem o acompanhamento constante da equipe da unidade, composta por 4 médicos permanentes. Os Doutores David Saitovitch, Maurício Lutzky, Milton Abdallah Salim Kalil e Renato George Eick.

EQUIPE ASSISTENCIAL

Enfermagem

A enfermagem assiste, acolhe, educa e acompanha o paciente e seus familiares durante o tratamento, certificando as condições necessárias para continuidade dos cuidados no domicílio, acompanhando e disponibilizando-se para dúvidas.

Fisioterapia

Os benefícios da atividade física para pacientes em diálise incluem redução de sintomas como dor e câimbras, melhora da capacidade funcional, respiratória, redução dos fatores de risco cardiovasculares, melhora da tolerância ao exercício, melhora da tolerância à glicose e de problemas psicossociais. Os programas de exercício físico associados ao tratamento clínico proporcionam melhor qualidade de vida ao paciente.

Psicologia

O início de um tratamento dialítico é um momento de grande impacto emocional, carregado de expectativas frente às mudanças de vida impostas pelo tratamento. Porém, não precisa ser um momento triste e paralisador. Nossa equipe apoia os pacientes neste processo, auxiliando na adaptação dele e de sua família frente ao momento. O objetivo é que possam reconhecer e identificar aptidões e potencialidades que o indivíduo tem para, ainda assim, obter satisfação e qualidade de vida em suas atividades diárias. Tudo isso através de momentos de escuta, troca de ideias e sentimentos para o alívio de possíveis ansiedades frente a tantas mudanças físicas e psicológicas que passam a acontecer.

Nutrição

Com objetivo de educar pacientes e familiares na busca da autonomia do cuidado, a Unidade de Diálise do Hospital Moinhos de Vento conta com nutricionistas especialistas em nefrologia que orientam dietas individualizadas como parte do tratamento. A atuação dos profissionais é realizada para todos os pacientes dos diferentes níveis de doenças renais crônicas, desde o tratamento conservador, às terapias renais substitutivas. A dietoterapia visa a melhora da qualidade de vida, controle de peso interdialítico e bem estar dos pacientes.

Pastoral

O serviço de Clínica Pastoral do Hospital Moinhos de Vento está integrado no método de assistência do Hospital denominado de Assistência Integral. O objetivo específico deste serviço é oferecer uma assistência pastoral, ecumênica e personalizada aos pacientes e seus familiares. Nesse sentido, a equipe de Clínica Pastoral do Hospital Moinhos de Vento visa a prática do acolhimento incondicional, tendo em vista a espiritualidade de cada pessoa.