UNIDADE RENOVADA

Além da ampliação da unidade de 14 para 22 leitos, a nova área recebeu modernas instalações que visam mais privacidade e comodidade para os pacientes. O modelo assistencial da Unidade de Diálise alia humanização e qualidade médico assistencial, que visam a segurança dos nossos pacientes.

SEGURANÇA DO PACIENTE

Redução dos riscos de infecção

A Combinação do processo rigoroso de limpeza da máquina a cada troca de pacientes e a não reutilização dos filtros (embora esteja previsto, nos processos automatizados, em lei RDC 154 a possibilidade de reutilização de 12 vezes ou 20 vezes) garantem 100% da efetividade da purificação e o elevado padrão de qualidade na filtragem. Aliado a utilização exclusiva de filtros de alto fluxo, que retiram mais impurezas do sangue que os de baixo fluxo, possibilitam a melhora da qualidade do tratamento dos nossos pacientes.

Além disso, os pacientes são educados e envolvidos nos processos de cuidado. São encorajados a cobrar ações simples, mas que previnem infecções, como a higienização das mãos, que deve ser realizada por todos; por ele, pela equipe envolvida no cuidado e também pelos seus acompanhantes.

Identificação

No Hospital Moinhos de Vento o nome e o número de atendimento dos pacientes são verificados repetidamente antes de qualquer tratamento, procedimento ou administração de medicamentos ou soluções. Na Unidade de Diálise, os pacientes recebem, já na recepção, uma pulseira de identificação com seu nome completo e número de atendimento. Esta pulseira deve permanecer até o final do tratamento e é retirada na saída.

Vulnerabilidade a quedas

O paciente em tratamento de diálise tem maior vulnerabilidade a quedas, devido a possibilidade de alterações repentinas da pressão arterial. Uma queda pode ocasionar lesões com consequências graves, complicando o seu tratamento. Por isso, alguns cuidados diários são essenciais:

Durante a realização da diálise a pressão é verificada a cada 30 minutos, até o término do procedimento e a liberação do Paciente.

No dia a dia, pequenos cuidados em casa, fazem grande diferença:

  • No banheiro, não utilize tapetes de tecidos ou retalhos.

  • Evite utilizar banheiro com pouca iluminação ou com piso, cortinas e peças da mesma cor.

  • Evite utilizar vaso sanitário muito baixo e sem barras de apoio, causando desequilíbrio.

  • Evite tomar banho em banheiros com box de vidro, sem tapete antiderrapante e sem barras de apoio.

  • Evite usar calçados altos ou com solado liso e nunca ande somente de meias.

  • Evite camas muito baixas e colchões muito macios. Você pode ter dificuldade em levantar ou deitar-se.

  • Nunca levante no escuro, providencie um interruptor de luz ao lado da cama.

  • Não deixe que extensões elétricas ou fios de telefone cruzem o seu caminho.

  • Não utilize armários muito altos que necessitem de bancos ou escadas para alcançar objetos.

  • Nunca deixe qualquer tipo de objeto nos degraus.